Desde que o mundo é mundo...todo adolescente, sempre achou saber mais que os adultos...mas..."muito de vez enquando", nos procuravam para perguntar algo, pedir uma ajuda qualquer...e, em raros assuntos, ainda conseguiam reconhecer nossa experiência e se deixavam instruir ou aconselhar.
Já hoje em dia...eles acreditam que podem encontrar absolutamente tudo o que precisam e procuram...no google!
Em fim...
Parece que de forma irremediável...estamos nos tornando totalmente obsoletos!
Já hoje em dia...eles acreditam que podem encontrar absolutamente tudo o que precisam e procuram...no google!
Em fim...
Parece que de forma irremediável...estamos nos tornando totalmente obsoletos!
Desta feita...
Não entendo porque a maior idade não é diminuída radicalmente..tipo: para 13 anos, por exemplo?!
Não entendo porque a maior idade não é diminuída radicalmente..tipo: para 13 anos, por exemplo?!
Uma vez que, só servimos para pagar conta de luz, telefone, internet, comida e etc; também para responder junto aos órgãos que tratam de proteger seus direitos, sem nos apoiar, ou lembrar-lhes de forma eficaz a respeito de suas obrigações para conosco...
Na TV só se fala de maus tratos a menores...por que eles também não passam a fazer matérias de abrangência nacional, falando dos tantos pais e mães, que passam o dia a trabalhar, cuja renda acaba indo intregralmente à seus filhos, em forma de conforto doméstico, roupas, que por imposição intransigente dos pimpolhos, têm muitas vezes que ser de marca, tecnologia (computador, ipoid, mp 5,6,7,8...e seja lá quantos números existam, e etc), grana pra balada, etc etc etc. Que não recebem sequer uma mísera ajuda quanto as tarefas doméstica, ou seja, não lavam um prato que seja, obrigando os pais, após longa jornada em seus respectivos empregos, a dedicarem-se em transformar habitável novamente, a casa que eles deixaram limpas ao sair e que encontraram ao chegar, transformada em uma verdadeira pocilga; e ainda por cima, têm que aguentar diversas reclamações e malcriações; que algumas vezes acabam terminando em agressões físicas, pasmem...não do adulto para com seu filho, uma vez que estes sabem seus direitos, e acabam estes batendo em seus pais?!?!?!? Por que não falar sobre isso?! Por que não abrir uma discussão sobre o abuso psicológico que muitos genitores e provedores sofrem em seu "santo" lar??!! Talvez porque os serviços de proteção a criança e o adolescente não permitam...
Sei, que muitos devem estar a pensar neste momento, que os pais que sofrem este tipo de abuso são fracos e não souberam educar seus filhos, pois os seus jamais seriam capazes de fazer tais coisas, já que foram bem criados, dentro de normas rígidas e no ambiente saudável de um lar sólido...Dou graças a Deus por isso, e de caminho os parabenizo! Entretanto, me arrisco a dizer, que muitos de vocês, tiveram o apoio de parentes, amigos, conjugês, receberam e hoje podem dar, uma boa instrução aos seus filhos, possuem uma alto estima estruturada, pertencem a um meio social que não deve ser dos mais baixos...por fim...são vários os fatores que colaboram à uma boa educação. Agora vocês devem estar imaginando, que talvez estes pais, sejam, em via de regra, das camadas mais pobres e baixas, quem sabe drogados, bêbados, prostituídos e etc...Mas...não é bem assim também! Apenas, muitos, não tiveram sim, uma boa educação, o que não os imputa uma obrigatoriedade a serem tais coisas, são apenas pessoas simples, de pouca instrução, mas batalhadores e honestos; muitos foram abandonados por seus parceiros e tiveram que assumir todas as responsabilidades sozinhos, e realmente, não dispõem de muito tempo para passar com os filhos, o que de maneira alguma é de sua culpa, tão pouco justifica a tirania dos mesmos, afinal, antigamente, aqueles que hoje possuem patrimônio sólido e uma família unida, também passaram por isso, tendo que despender quase 24h diárias trabalhando e deixando seus filhos sozinhos e nem por isso, eram desrespeitados; outros, por motivos de não terem família ou de esta viver em discórdia, não possuem seu apoio e auxílio na tarefa de criar e educar adequadamente sua prole. Como podem ver, são vários os fatores, que podem desencadear este tipo de problema, fatores externos, cuja culpabilidade é inexistente.
Crianças e adolescentes, de fato precisam ser protegidos, isto é inquestionável, devem também, ser amados e respeitados! Nada justifica os atos horrendos que vemos nos jornais, de menores sendo molestados física e psicologicamente. Entretanto, os poderes patriarcais, não deveriam ser embargados da forma absurda como tem sido feito.
Um caso pessoal:
Há alguns anos, estava eu passando pela sala, minha filha devia ter uns 7 ou 8 anos, não me lembro bem, era transmitido na TV, uma matéria sobre uma lei que estaria sendo votada em breve, onde passaria a constituir crime, o simples ato de dar uma palmada em uma criança. Eu nem teria notado tal matéria, se não fosse pelo fato de ter minha atenção chamada pela menina, que aos risos e gargalhadas, apontando-me o dedo, me mostrava aquele despautério, me dizendo que eu não mais poderia encostar as mãos nela, pois se o fizesse seria presa. Só que eu, como não sou besta, respondi de pronto, que tava pra nascer quem me diria se eu podia ou não dar um corretivo em filho meu se fosse necessário, que não tinha o menor medo de cadeia, porque sem dúvida deveria ser mais tranquilo que minha própria casa, com dois filhos que viviam se engalfinhando e fazendo (...), e que, se isso acontecesse, eu queria ver quem é que cuidaria dela e do irmão enquanto eu estivesse de "férias". Concluí, dizendo que ela que me aprontasse alguma para ver se não apanhava.
Agora vejam vocês...se fosse outra mãe, não que eu seja das mais firmes, mas se eu não tivesse tido presença de espírito naquele momento, imaginem que coisa linda, uma pirralha nesta idade, se sentindo no direito de me acuar legitimamente amparada pela lei. Era só o que nos faltava mesmo...
A dignissima deputada que cogitou esta ridicularidade, certamente não devia ter filhos, e quem sabe...eu disse: "quem sabe", não andou até praticando ou defendendo abortos por aí...só pode! Na minha cabeça não tem outra explicação. Mas...esta leizinha, que provávelmente deve ter sido formulada durante um chazinho entre amigas desocupadas, enquanto os filhos brincavam no play com a Mary Poppins, esta ri-di-cu-la-ri-da-de, não foi instaurada. Que bom! Sorte a dela e dos meus filhos, que eu mandaria bater na porta desta cidadã, quando fosse obrigada a me manter "afastada por uns tempos".
Simone Tavares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário